Sintomas de Gravidez, saiba tudo e como identificar os sinais. O planejamento de uma gravidez e de um bebê nunca foi uma tarefa simples. Pior ainda é quando não há planejamento algum, ou seja, o bebê aparece como uma surpresa.

Para qualquer mulher, conviver na incerteza de estar ou não grávida às vezes é um martírio muito grande, que pode comprometer o humor, a vida social e familiar.

Por isso, mais do que nunca, para não ter dúvidas, é recomendado sempre que se vá ao médico e se peça um exame de sangue e ou urina para detecção da gravidez. Contudo, antes disso, estar atenta à ocorrência ou não de alguns sintomas, podem ajudar a mulher a se acalmar quanto à incerteza.

Como saber se estou grávida

Quais são os primeiros sinais de gravidez? Menstruação atrasada. Este é o termômetro, por assim dizer, mais confiável a respeito de uma possível gravidez.

Se você tem ciclos menstruais regulares, considere atrasos como alta possibilidade de gravidez. Lembre-se que este é apenas um dos vários sintomas de gravidez. Contudo, em raros casos, mulheres continuam menstruando mesmo no período de gravidez, por isso é bom fazer o teste de gravidez e ficar apar da situação.

Sintomas de Gravidez
Sintomas de Gravidez

Sintomas de Gravidez

Há de se considerar, também, que uma série de fatores pode alterar o ciclo menstrual, como o estresse, doenças, mudanças bruscas na agenda, alternância de anticoncepcional, estar acima ou abaixo do peso, menopausa.

Outro termômetro confiável que é identificado como um dos sintomas de gravidez é a ocorrência de mudanças nos seios, eles tendem a se tornarem maiores e, também, mais sensíveis ao toque.

  • A pele ao redor do mamilo pode escurecer, e as veias tendem a se tornar mais visíveis, sobretudo em mulheres de pele mais clara.

Lembre-se de que 50% das mulheres na gravidez relatam sentirem algum tipo de náusea que leva ou não a vômitos recorrentes, e quase todas elas afirmam que é pela manhã que estes sintomas de gravidez são mais intensos e desagradáveis.

  • Fora isso, a micção (a vontade de fazer xixi), torna-se muito mais frequente a intensa, o que faz com que a mulher tenha que ir ao banheiro mais vezes durante todo o dia. Qualquer um destes sintomas é sinal vermelho de gravidez, portanto, atenção!

Outro relato frequente entre grávidas é a sensação de sonolência, fadiga e falta de disposição. Como o corpo da gestante está em ajuste biológico para prosseguir com toda a gestação, isso faz com que, no início da gravidez, a maioria das mulheres relate aumento de cansaço, isso porque todo o corpo está, por assim dizer, trabalhando mais.

  • O batimento cardíaco, por exemplo, torna-se, em média, 40% mais rápido. Há, também, aumento no consumo de oxigênio e dióxido de carbono e os rins trabalham mais rápido.

Enfim, por conta de todo esse esforço, o corpo fica mais cansado e pede repouso. Por isso, a fadiga, assim como os outros sintomas acima, é um confiável termômetro de gravidez.

Teste de Gravidez
Teste de Gravidez

Teste de Gravidez

De toda forma, identificando ou não tais sintomas, para acabar com a dúvida antes de consultar um médico, você pode realizar um teste de gravidez que confirma com alto grau de exatidão se você está ou não grávida.

Contudo, algumas coisas podem afetar o resultado do teste de gravidez, como, por exemplo, anticoncepcionais, ingestão de álcool, e remédios analgésicos e antibióticos. Medicamentos de fertilidade que contenham HCG também podem afetar tais exames. Por isso, na dúvida, procure o ginecologista.

Escrito por

Gracyane Nolasco

Mãe, 44 anos, apaixonada pela minha família, ligada em tecnologia amante das redes sociais.