Uma das dúvidas que pode ser considerada como bastante frequente entre as mulheres, e até mesmo a alguns homens, é com relação ao período fértil de uma mulher, afinal, o organismo das mulheres pode ser considerado como algo inconstante, principalmente para aquelas que não tem o seu período menstrual regulado.

Ou seja, a cada mês a sua menstruação se apresenta a um dia diferente, sendo assim, vejamos agora mesmo como identificar quando é o período fértil da mulher, e claro, algumas dicas que poderão ser bastante úteis para aqueles que desejam evitar, ou para aqueles que desejam consagrar uma gestação.

Período Fértil

Antes de mais nada, o ideal é que a mulher tenha uma organização com relação ao seu período menstrual, mesmo que ele seja irregular, ou seja, o ideal é que ela sempre anote seja em um caderno, folha de papel ou até mesmo no celular ou computador, quando foi o dia da sua menstruação.

E quando ela terminou, ou seja, primeiro e último dia, para que desta forma se torne muito mais fácil verificar o seu período fértil, sendo que ele sempre deve acontecer por volta do 10º ao 15º dia após o término da menstruação.

Período fértil
Período fértil

Para identificar, pode até ser considerado como fácil para algumas mulheres, pois é possível verificar que uma secreção, esta que não é comum se verificar fora do seu período não fértil, onde a secreção é praticamente transparente, e aparentemente elástica, como se fosse uma liga gelatinosa, por exemplo, sendo que esta pode ser uma indicação de que a mulher se encontra em seu período fértil.

Há ainda algumas mulheres, que podem sentir algo que é chamado de “Dor do Meio”, esta que é uma dor que atinge apenas algumas mulheres, e é praticamente como a cólica menstrual, no entanto de forma mais moderada para algumas, e ela alerta quando o seu organismo esta liberando o óvulo, no entanto, lembrando mais uma vez, não são todas as mulheres que devem sentir esta dor, sendo que geralmente entre 10 mulheres, cerca de 2 devem sentir a “dor do meio”.

Como engravidar rápido?

Antigamente, quando uma mulher deseja não engravidar de menino, ela utilizava o método da “tabelinha”, este que não é considerado como efetivo, afinal, novamente, o organismo do ser humano é considerado como imprevisível. Fazendo com que esta tabela não seja considerado como um método contraceptivo, no entanto, podemos verificar que há mulheres que utilizam este método para saber quando estão em seu período fértil.

Para que então possam ter suas relações sexuais com a finalidade de engravidar, sendo que há uma grande probabilidade de acertarem, pois há cerca de 5 dias a mais ou a menos para que seja considerado como o dia fértil ideal da mulher para tentar uma gestação.

Assim como também é possível nos dias de hoje, encontrarmos com bastante facilidade, o exame de fertilidade, este que é bastante semelhante ao teste de farmácia de gravidez, e que indica quando a mulher se encontra fértil ou não.

Não quero engravidar o que faço?

Como citado anteriormente, o método da tabelinha não é considerado como um contraceptivo, sendo que há uma grande quantidade de mulheres que utilizaram o método de tabela e acabaram por ventura engravidando, sendo assim, se você ainda não conhece por exemplo o ciclo menstrual se sua namorada, ou se ela mesma ainda não tem um controle adequado, mas vocês não desejam engravidar agora, o ideal é utilizar a pílula anticoncepcional e também a camisinha.

Sendo que tanto a camisinha como o anticoncepcional não são considerado como 100% seguros, sendo assim, o ideal é sempre utilizar os dois, sem contar o fato de que também é uma forma de segurança para a saúde de ambos para evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis.

E claro que não podemos deixar de citar, que nos dias de hoje, com a evolução da tecnologia, também podemos encontrar com bastante facilidade diversas calculadoras que são disponibilizadas na internet, e que tem como finalidade determinar quando será o dia aproximado do período fértil da mulher, fazendo com que desta forma seja muito mais fácil ela saber qual será o dia aproximado, e então possa tentar, ou evitar a relação sexual.

Como calcular o período fértil

E claro que não podemos nos esquecer, de que decisões como estas, deverão sempre ser tomadas em conjunto, ou seja, o casal deverá conversas bastante tanto se desejam ou não engravidar, e por fim, sempre acompanhamento médico após o inicio da vida sexual, tanto por questão de saúde, assim como também para que a mulher e também o homem estejam sempre orientados.

Sendo que o seu médico é a pessoa na qual você não deverá ter vergonha de contar, ou perguntar nada, para que assim você possa ter uma vida sexual ativa bastante saudável, e claro, mais prazerosa tendo certeza de que não corre o risco de engravidar sem desejar, por exemplo.

Escrito por

Gracyane Nolasco

Mãe, 44 anos, apaixonada pela minha família, ligada em tecnologia amante das redes sociais.