O que é o teste do pezinho. Logo após o nascimento é comum que bebês passem por uma série de exames a fim de identificar e garantir que possíveis doenças e anomalias sejam precocemente diagnosticadas e tratadas quando presentes.

Entre os diferentes exames o mais conhecido é o chamado teste do pezinho, de tão importante e preventivo tal teste é obrigatório em todo o Brasil desde 1992.

Teste do pezinho quando fazer

Comumente o teste do pezinho é feito após o 3° dia de vida da criança, o exame é feito precocemente com a finalidade de identificar possíveis doenças de forma mais rápida o possível.

Doenças diagnosticadas durante o teste do pezinho possuem uma melhor recuperação e eficiência durante o tratamento que tem o diagnóstico precoce.

O teste do pezinho deve ser feito de forma obrigatória no máximo até 30 dias após o nascimento da criança.

Onde fazer o teste do pezinho?

O teste do pezinho é realizado de forma gratuita em diversas unidades básicas de saúde, na unidade de saúde o médico em questão irá coletar uma pequena gosta de sangue do calcanhar de seu bebê.

Isso já será o suficiente para a realização dos exames e análises; se tornando assim um teste gratuito, rápido, simples e objetivo.

Doenças que o teste do pezinho detecta

Confira algumas das diversas doenças que o teste do pezinho consegue diagnosticar:

  • Doença falciforme e diferentes hemoglobinopatias: Doença genética que altera as células vermelhas presentes no sangue e reduzem assim a capacidade de transporte de oxigênio para diversas partes do corpo, atrasando então o desenvolvimento de alguns órgãos;
  • Doenças de biotinidase: Doença caracterizada pela falta de biotina no organismo;
  • Fenilcetonúria: Doença genética caracterizada pelo acúmulo de fenilalanina no sangue e comprometer o desenvolvimento neuronal do paciente;
  • Fibrose cística: A fibrose cística acontece quando há um grande acumulo de muco no sistema, comprometendo o sistema respiratório e o pâncreas do portador.
  • Hiperplasia adrenal congênita: É uma doença hormonal, faz com que a criança produza alguns tipos de hormônios em excesso enquanto outros em número muito baixo, podendo causar assim um crescimento anormal, puberdade precoce ou outras dificuldades físicas.

Caso você deseje, poderá optar pela realização do teste do pezinho ampliado, ele possui as mesmas características e objetivos do anterior, porém com o objetivo de diagnosticar outras doenças não tão comuns, como:

  • Toxoplasmose Congênita: Doença que caso não tratada no início poderá ser fatal, levar a perda da visão, causar retardos mentais e convulsões;
  • Rubéola congênita: Doença que provoca deformações congênitas como surdez, má formação cardíaca, catarata, retardo mental, entre outros;
  • Doença de chagas: Doença infecciosa responsável por causar retardo mental, retardo psicomotor e alterações na visão.
  • citomegalovírus congênita: Doença que pode causar calcificações cerebrais, retardo mental e retardo motor.

Qual a importância do teste do pezinho?

Uma vez em que o teste do pezinho realizado no recém-nascido pra detectar alguma possível doença ou anormalidade.

O pronto de atendimento em questão irá contactar a família e imediatamente o acompanhamento médico e tratamento daquela doença se iniciara.

Para muitas destas doenças a família conseguira contar com o tratamento e acompanhamento durante toda a vida da e de forma gratuita.

É importante ressaltar que a saúde da criança se inicia desde os cuidados durante a gravidez, imprescindível o acompanhamento médico correto durante todo o período de gestação,.

Além de seguir todos os cuidados recomendados, a fim de preservar a sua saúde e a de seu bebê.

Contar com um plano de saúde familiar de qualidade é contar com a garantia de uma gestação segura, garantindo todos os exames, acompanhamentos e processos necessários para a segurança de mãe e filho.

Com o plano de saúde você ainda irá usufruir de todos os testes e exames necessários após o nascimento de seu filho, como o teste do pezinho, por exemplo, e garantir que o mesmo não sofra com possíveis doenças no futuro.

Escrito por

Gracyane Nolasco

Mãe, 44 anos, apaixonada pela minha família, ligada em tecnologia amante das redes sociais.