saber se o bebê está se alimentando o suficiente

Não importa a quão preparada você pensa que está, ainda terá perguntas quando seu recém-nascido chegar.

Será que o bebê está se alimentando na quantidade correta? Será que o bebê está trocando o dia pela noite? Será que vou usar todos esses presentes para recém-nascido que ganhei?

Cada bebê é único, mas existem algumas diretrizes básicas que você deve ter em mente na hora da mamada. A seguir listamos algumas delas:

Quanto os bebês comem?

– Recém-nascido a 2 meses: durante o primeiro mês, os bebês precisam comer 8-12 vezes ao dia. Isso é uma vez a cada 2-3 horas.

Alguns que estão sendo amamentados, no entanto, podem comer a cada 1,5 horas e até 15 vezes ao dia.

Se o seu bebê não acordar sozinho para mamar durante as primeiras semanas, você deve acordá-lo para comer na hora certa.

Se você estiver amamentando, seu filho vai passar cerca de 10 a 20 minutos em sua mama. Alguns podem mamar por mais tempo, mas certifique-se de que estão realmente sugando e engolindo o tempo todo.

Após a mamada lembre-se sempre de colocar o bebê para arrotar e só então o coloque para dormir no carrinho, bercinho ou enrolado em um swaddle.

Após cerca de um mês, eles começarão a comer pelo menos 100 gramas a cada mamada. Conforme os bebês amamentados aprendem a mamar, eles também receberão mais leite de você. Você pode não notar, pois, eles farão isso em menos tempo.

saber se o bebê está se alimentando o suficiente
Bebê se alimentando – Foto de Hasan Albari no Pexels

Quer você amamentar ou dando a mamadeira, à medida que o seu bebê cresce, o apetite dele também aumenta.

Lembre-se: a quantidade exata que seu filho mama varia de um dia para o outro. Por exemplo, eles podem querer comer mais do que o normal quando estão passando por um surto de crescimento.

Confie em seu bebê para saber de quanto alimento ele precisa.

Sempre preste atenção, caso seu bebê mame bem, se começar a mamar em menor quantidade. Pode ser o início de um resfriado, chegada dos dentinhos ou um pico de desenvolvimento.

Conforme o bebê cresce aprendemos a entender seus sinais e isso se torna cada vez mais importante no relacionamento entre a mamãe e o bebê.

Você pode observar alguns sinais de que os bebês estão satisfeitos:

  • Eles se afastam do peito ou da mamadeira
  • Eles adormecem durante a alimentação (depois de já terem mamado bastante)
  • Eles balançam a cabeça ou mantêm a boca fechada
  • Esses sinais também podem ajudá-la a saber que você não está superalimentando seu filho. E em exames regulares, seu pediatra irá informá-la se o crescimento do seu bebê (altura e peso) está no caminho certo.

Sinais de que seu bebê está comendo o suficiente

Quando eles estão recebendo a quantidade certa de comida, você verá:

  • Muitas fraldas molhadas– Nos primeiros dias após o nascimento, eles podem molhar apenas uma ou duas fraldas por dia. Depois disso, eles devem precisar de seis a oito trocas de fraldas de pano (cinco ou seis descartáveis) a cada 24 horas, além de duas a cinco trocas de fraldas por dia.
  • Ganho de peso constante – Bebê saudável é bebê que cresce e ganha peso a cada visita ao pediatra.
  • Seu bebê está ativo e feliz. Uma criança que se alimenta bem parecerá alerta e ativa. Eles também parecem contentes entre as mamadas.

Sinais de que seu bebê não está comendo o suficiente

Os motivos para ligar para o seu médico incluem:

  • Eles preferem dormir a comer;
  • Eles ficam agitados logo após as mamadas;
  • Eles molham menos fraldas.

Como uma Resultado, é fundamental aprender a confiar em seus instintos. Se você tiver alguma dúvida sobre a alimentação do seu bebê, consulte o médico.

Escrito por

Gracyane Nolasco

Mãe, 44 anos, apaixonada pela minha família, ligada em tecnologia amante das redes sociais.