Principais cuidados com um bebê recém nascido

Cuidar de um recém-nascido pode ser um desafio, mas com as dicas certas, pode ser uma tarefa fácil, principalmente para as mamães de primeira viagem.

Logo no início deste artigo, vamos te dar 5 dicas para te ajudar a cuidar bem do seu bebê recém-nascido e, no decorrer desta leitura, você terá acesso a mais algumas dicas de ouro!

cuidados com um bebê recém nascido
cuidados com um bebê recém nascido

5 dicas básicas sobre os principais cuidados com um recém nascido

Há muitas coisas que os pais podem fazer para cuidar do seu bebê recém-nascido. Aqui estão cinco dicas para ajudar:

  1. Deixe o quarto do bebê na temperatura ideal que ele precisa para ter uma boa noite de sono todos os dias. Isso porque um bebê precisa de muito espaço e calor para se manter saudável e feliz;
  2. Garanta que o seu bebê durma bem a noite, pois os recém-nascidos precisam de cerca de sete horas de sono por noite, mas podem precisar de mais se virem ao mundo prematuros. Lembrando que essas 7 horas podem não ser corridas, visto que os recém nascidos costumam acordar para mamar durante a noite;
  3. O ambiente certo para um recém-nascido é aquele em que ele se sente seguro, protegido e amado. Isso significa mantê-lo longe de barulhos altos e de pessoas que dizem não gostar de crianças, além disso, pelo menos no início, o ideal também é mantê-los longe de animais de estimação, por mais dóceis que eles possam ser;
  4. Tome muito cuidado com a superalimentação, dado que os recém-nascidos precisam, é claro, do leite da mãe para poderem crescer fortes e saudáveis. No entanto, não force o bebê a mamar mais do que ele consegue, pois isso pode causar vários problemas nele, principalmente a noite na hora de dormir;
  5. Use um travesseiro de amamentação, pois este é um grande aliado das mamães, e também dos bebês na hora de amamentar. Pois ajuda a manter a mãe confortável, e os bebezinhos também.

O que esperar quando o seu bebê chegar ao mundo

Quando você tem um novo bebê, é importante preparar você e sua família para a chegada do pequenino, o que não é muito difícil, visto que a chegada de um bebê é sempre uma benção.

Certifique-se de ler com antecedência sobre os cuidados com a saúde do recém-nascido para saber o que esperar e como lidar melhor com quaisquer problemas.

Também é importante preparar o enxoval de bebê, para que esteja tudo certo quando ele chegar.

Aproveite este momento de alegria para comprar vários body de bebê, calças, macacões, preparar o quarto, e tudo mais que o seu pequeno for precisar quando chegar a este mundo.

Como saber se o seu bebé recém-nascido é saudável

Existem alguns sinais importantes de que seu bebê recém-nascido é saudável, incluindo se ele é muito agitado ou não, quão ativo ele é e quão bem ele come e dorme.

Se algum desses indicadores parecer anormal, consulte um médico ou outro profissional de saúde imediatamente.

O que fazer no caso do bebê ficar doente

Se você acha que seu bebê recém-nascido está doente, é importante obter ajuda de um médico. O profissional pode diagnosticar o problema e dizer se é necessário dar remédio ao pequeno, ou se alguns cuidados caseiros bastam.

Se você não tiver acesso a um médico, existem outras maneiras de obter ajuda para seu bebê recém-nascido. Por exemplo, você pode ligar para um grupo de apoio neonatal ou ir a uma sala de emergência.

trocar fralda de bebe
trocar fralda de bebe

O temido momento da troca de fralda

Trocar as fraldas do seu bebê recém-nascido é um dos questionamentos mais comuns que os novos pais enfrentam.

Para fazer isso com sucesso, é importante seguir as dicas que estão no verso do pacote de fraldas.

Você também pode pedir ajuda a outros membros da família para trocar as fraldas do seu filho.

Cuidados no momento da amamentação

Alimentar seu bebê recém-nascido é uma das tarefas mais importantes que você realizará como mãe. É importante que você o alimente de acordo com as orientações médicas, ou conforme as necessidades do seu bebê. 

Lembre-se: você não deve forçar o seu pequeno a mamar mais do que ele aguenta, mas também não pode deixar de alimentá-lo sempre que ele estiver com fome.

Uma dica de ouro é que, geralmente, quando os bebês estão satisfeitos, eles tendem a abrir as mãozinhas, e você pode começar a observar isso, para saber exatamente quando parar.

Um bebê recém-nascido é uma adição nova e especial para qualquer família.

É importante cuidar deles adequadamente e, se houver alguma doença ou qualquer outro problema, é melhor obter ajuda de um médico ou de outros especialistas que estejam ao seu alcance no momento.

Se você seguir todas as dicas que demos neste artigo, com certeza não terá nenhum tipo de problema ao cuidar do seu bebezinho, e será capaz de aproveitar a maternidade ao máximo!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.