A hora de dormir do bebê é uma das mais importantes do dia para os pais, é o momento em que eles podem descansar um pouco após um longo dia.

Porém, sempre surge a dúvida se vai ser fácil ou difícil fazer a criança pegar no sono. Muitos bebês dão trabalho e ficam irritados bem na hora de dormir.

Esse é o caso do seu bebê? Você está sofrendo dificuldades para acalmá-lo e fazê-lo pegar no sono? Não se preocupe, preparamos esse conteúdo com algumas dicas que vão ajudar a facilitar as suas noites.

Vamos lá, boa leitura!

Bebê preparado para dormir.

Por que os bebês não querem dormir na hora certa?

Para responder essa pergunta, primeiro é necessário saber que os bebês não sabem diferenciar a noite do dia, logo não têm conhecimento de quando é a hora “correta” para dormir.

Vários fatores podem influenciar na agitação e irritabilidade da criança durante a noite, principalmente a rotina de cada um.

Por isso, é importante criar hábitos ao longo do dia que levem o bebê a estar cansado e com sono no período da noite. Evitando, por exemplo, deixá-lo dormir demais durante a tarde ou a manhã.

6 dicas para acalmar o bebê na hora de dormir

Algumas práticas podem ser feitas para acalmar a criança e consequentemente fazê-la dormir com mais facilidade, veja quais são esses truques:

1- Banho morno para acalmar

Uma boa estratégia que ajuda a acalmar os bebês para que eles não resistam na hora de dormir é dar um banho com água morna antes de deitar.

A água morna ajuda no relaxamento e para ser ainda mais efetivo é possível também deixar as luzes do banheiro mais leves e conversar com o bebê em tons baixinhos, criando esse clima de sono.

2- Óleos essenciais para acalmar

Existem alguns tipos de óleos essenciais que ajudam no relaxamento tanto de adultos quanto de crianças. Como, por exemplo, o óleo essencial de Lavanda do terra Brasil.

Seu uso é feito topicamente, podendo ser aplicado na sola dos pés, na coluna ou diluído no abdome.

3- Música para bebê dormir

Talvez uma das formas mais tradicionais de acalmar um bebê e ajudá-lo a dormir com facilidade é o uso de músicas ou canções de ninar.

As músicas que mais costumam funcionar são sons de natureza ou aquelas instrumentais que possuem apenas o som dos instrumentos mais calmos como violão ou piano.

4- Ruído branco para dormir

Sabe quando seu filho pega no sono enquanto assiste televisão?

O ruído branco trata-se daqueles sons contínuos como, por exemplo, o barulho da televisão ligada baixinho, barulho de secador de cabelo, barulho do ventilador ligado, entre outros.

Para que o ruído branco funcione é preciso que o som não esteja muito alto, pois pode ter efeito contrário e irritar o bebê.

5- Massagem relaxante

Após o banho, você pode relaxar o corpo do bebê fazendo uma massagem relaxante. Para isso pode utilizar óleos especiais para massagem em bebê como o óleo de amêndoas.

Em conjunto com a massagem, é importante que o ambiente esteja tranquilo, sem muitos barulhos e sem luzes intensas, proporcionando um local relaxante.

6- Chá para bebê dormir

Alguns chás podem ser dados para os bebês dormirem, porém é preciso atenção a idade de cada um, já que possuem contra indicações.

É possível encontrar em farmácias e mercados chás especificamente para bebês, geralmente compostos por camomila, erva-doce ou capim cidreira.

Para bebês recém-nascidos não é indicada a ingestão de chá, é preciso priorizar a amamentação correta.

Escrito por

Gracyane Nolasco

Mãe, 44 anos, apaixonada pela minha família, ligada em tecnologia amante das redes sociais.