O que fazer quando a criança não quer comer

Muitas crianças dão trabalho para almoçar, por isso, os pais devem saber o que fazer quando a criança não quer comer.

É normal que as crianças sejam seletivas com a comida e que, às vezes, tenham preferências por determinados alimentos.

No entanto, quando uma criança persistentemente se recusa a comer, isso pode ser um problema.

As crianças têm um bom instinto para saber quando estão com fome e quando não estão, mas às vezes podem ter problemas para expressar isso.

Se a sua criança recusa-se a comer, é importante primeiro tentar compreender o que se passa.

O que fazer quando a criança não quer comer

Razões para perda de apetite nas crianças

  • Doença: Se a criança estiver doente, é natural que não sinta fome;
  • Problemas dentários: Se a criança tiver dor de dentes, pode ser difícil para ela mastigar e engolir a comida;
  • Estresse: Algumas crianças ficam ansiosas ou deprimidas quando passam por situações estressantes, o que pode diminuir o apetite;
  • Preferências alimentares: Às vezes, as crianças podem ser seletivas quanto aos alimentos que comem. Se a sua criança tem um determinado tipo de alimento que não gosta, pode ser difícil para ela comer outros alimentos.

Se a sua criança estiver a recusar-se a comer por qualquer uma destas razões, é importante falar com o médico dela para ver se há algo que possa ser feito.

No entanto, se a criança estiver a recusar-se a comer porque não tem fome, isso pode não ser um problema.

As crianças têm um ritmo de comer próprio e, às vezes, podem passar vários dias sem ter fome.

Se a sua criança não estiver a perder peso ou não estiver a ficar fraca, provavelmente não há nada de errado.

No entanto, se a criança estiver a perder peso ou ficar fraca, isso pode ser um problema e deve ser investigado pelo médico.

Se a sua criança não estiver a comer, é importante primeiro determinar o motivo. Se a criança estiver doente, tiver dor de dentes ou estiver a passar por uma situação estressante, pode ser necessário tratar esses problemas antes que a criança volte a ter fome.

No entanto, se a criança não tiver fome, isso pode não ser um problema. As crianças têm um ritmo de comer próprio e, às vezes, podem passar vários dias sem ter fome.

saber se o bebê está se alimentando o suficiente
Bebê se alimentando – Foto de Hasan Albari no Pexels

Se a sua criança não estiver a perder peso ou não estiver a ficar fraca, provavelmente não há nada de errado.

No entanto, se a criança estiver a perder peso ou ficar fraca, isso pode ser um problema e deve ser investigado pelo médico.

O que fazer quando a criança não quer comer?

Pais sempre querem o melhor para seus filhos, especialmente quando se trata de alimentação.

Mas às vezes, mesmo os pais mais atentos podem se sentir frustrados quando a criança não quer comer.

Se você está enfrentando esse problema, não se preocupe – você não está sozinho. Aqui estão algumas dicas para lidar com a situação.

  1. Primeiro, é importante entender que nem todas as crianças são iguais quando se trata de alimentação. Algumas crianças comem muito, enquanto outras comem apenas o suficiente. E algumas crianças podem passar por fases em que comem mais ou menos do que o habitual. Assim, se a sua criança não estiver comendo tanto quanto você gostaria, não se desespere.
  2. Em segundo lugar, é importante não forçar a criança a comer. Na maioria dos casos, forçar a criança a comer só vai fazer com que ela se sinta ainda mais relutante em comer. Em vez disso, ofereça à criança uma variedade de alimentos saudáveis ​​e deixe-a escolher o que ela quer comer.
  3. Terceiro, tente tornar a comida mais atraente para a criança. Uma das maneiras de fazer isso é oferecer à criança alimentos de cores vivas e apetitosas. Você também pode tentar envolver a criança na preparação da comida, para que ela se sinta mais envolvida e interessada naquilo que está comendo.
  4. Quarto, lembre-se de que a criança pode estar passando por uma fase em que simplesmente não tem apetite. Se isso parecer o caso, não se preocupe – a fase logo passará. Em geral, as crianças voltam ao seu apetite normal em pouco tempo.

Por fim, se você estiver realmente preocupado com o fato de a criança não estar comendo o suficiente, fale com o pediatra. O pediatra poderá avaliar a situação e, se necessário, indicar um tratamento médico.

Além dessas dicas, use a barganha, por exemplo, se você adquiriu um celular para criança brincar e se divertir, pode dizer que não terá o celular caso não coma.

Como fazer a criança comer bem?

Se você é um pai ou mãe, você sabe o quão difícil é fazer com que seus filhos comam. Às vezes, parece que eles simplesmente não têm apetite.

Outras vezes, eles estão tão focados em brincar que comer é a última coisa em suas mentes.

Se você está lutando para fazer com que seus filhos comam, aqui estão algumas dicas que podem ajudar.

  1. Tenha um horário para as refeições. Seus filhos saberão que é hora de comer quando você colocar a mesa e chamá-los para a mesa. Isso permitirá que eles se concentrem em comer e não apenas em brincar;
  2. Faça com que sejam as refeições um momento para conversar. Sente-se à mesa com seus filhos e pergunte-lhes como foi o seu dia. Isso permitirá que eles se concentrem em comer e também os ajudará a se sentirem mais à vontade para conversar;
  3. Não dê comida a eles enquanto eles estão brincando. Se eles estão brincando, eles não estão se concentrando em comer. Eles simplesmente não terão fome até que sejam forçados a parar de brincar e se concentrar em comer;
  4. Deixe-os escolher o que eles querem comer. Se você der a eles a opção, eles provavelmente escolherão o que gostam de comer. Isso os fará se concentrar mais nos alimentos que estão comendo e menos na hora de comer;
  5. Não os force a comer. Se eles não estão com fome, não nos forcem a comer. Eles apenas irão perder o apetite e podem até mesmo começar a ficar doentes.

Como você pode ver, há muitas coisas que você pode fazer para ajudar seus filhos a comerem.

Se você seguir essas dicas, poderá ajudar seus filhos a se concentrarem em comer e, eventualmente, aumentar seu apetite.

Escrito por

Gracyane Nolasco

Mãe, 44 anos, apaixonada pela minha família, ligada em tecnologia amante das redes sociais.